Recordando Operações
O fator responsável pelo maior número
de erros nos desenvolvimentos de exercícios matemáticos é sem dúvida nenhuma a
"regra de sinais".
Além disso a regra de sinais pode ser
considerada um dos fatores mais importantes na matemática. Mas para
entendermos como ela funciona, temos que ter bem assimilado como funcionam
as quatro operações básicas desta disciplina.- Adição-
Subtraçã- Multiplicação- Divisão
Você sabe como essas operações são feitas? E quando devemos utilizá-las
na solução de um problema?
Muita gente pensa, que quem faz contas com rapidez é boa em matemática.
É engano! Fazer contas rapidamente é uma habilidade que se adquire com a
prática. Muito mais importante que fazer contas com rapidez é descobrir quais
são as operações que devemos usar para resolver um problema. Portanto, em
matemática, o mais importante é o raciocínio.
Para começar, leia os quatro problemas
abaixo e tente descobrir quais são as contas que devem ser feitas.
a) Um motorista de táxi andou 180 km em
certo dia e 162 km no dia seguinte.
No total, quanto ele andou nesses dois
dias?
b) Uma mercadoria que custa R37,00foipagacomumanotadeR50,00. De quanto foi
o troco?
c) Uma caixa de leite tipo “longa vida”
possui 16 litros de leite. Quantos litros existem em 12 caixas?
d)Devo repartir 24 balas igualmente
entre meus três filhos. Quantas balas deve receber cada um?
Em todos os exemplos desta aula, usaremos apenas números inteiros. Eles são os nossos conhecidos 0, 1, 2, 3,... E também os negativos - 1, - 2, - 3,... .
- A adição
Podemos pensar na operação de
adição quando queremos juntar as coisas que estão separadas.
Em uma pequena escola, existem 3
turmas: uma com 27 alunos, outra com 31 alunos e outra com 18 alunos. Quantos
alunos existem ao todo nessa escola?
Para reunir os alunos das 3 turmas,
devemos somar a quantidade de alunos de cada turma. A operação que devemos
fazer é:27 + 31 + 18 = 76
Existem, portanto, 76 alunos nessa
escola. Cada um dos números de uma soma chama-se parcela. Na operação de adição,
podemos somar as parcelas em qualquer ordem. Por isso, temos certeza de que 18 +
27 + 31 também dá 76.
Devemos ainda lembrar que números
negativos também podem ser somados.
Por exemplo, a soma de - 12 com - 5 dá
- 17. Para escrever essa operação fazemos assim:
- 12 + (- 5) = - 17
Observe que colocamos - 5 entre
parênteses para evitar que os sinais de + e de - fiquem juntos. Mas existe
outra maneira, mais simples, de escrever a mesma operação. Veja:
- 12 - 5 = - 17
- A subtração
Podemos pensar na operação de subtração
quando queremos tirar uma quantidade de uma outra para ver quanto sobra. Veja o
exemplo.
Exemplo 2
Uma secretária recebeu a tarefa de
preparar 90 envelopes de correspondência. Até a hora do almoço, ela já tinha
feito 52. Quantos ela ainda tem de fazer?
Temos aqui um exemplo claro de operação
de subtração. A operação que devemos fazer é:
90 - 52 = 38
Assim, depois do almoço, a secretária
deverá preparar ainda 38 envelopes.
Observe agora que, em uma
subtração, quando o segundo número é maior que o primeiro, o resultado é
negativo. Veja:
9 - 5 = 4
5 - 9 = - 4
Para visualizar as operações de adição
e subtração, representamos os números inteiros como pontos de uma reta.
Na operação 9 + 5 = 14, partimos do número 9, andamos 5 unidades para a direita e chegamos ao número 14
Na operação 9 - 5 = 4, partimos do número 9, andamos 5 unidades para a
esquerda e chegamos ao número 4.
Na operação 5 + 9 = 14, partimos do número 5, andamos 9 unidades para a
direita e chegamos ao número 14.
Na operação 5 - 9 = - 4, partimos do número 5, andamos 9 unidades para a
esquerda e chegamos ao número - 4.
Para resumir, as regras são as seguintes:
- Escrever 5 ou + 5 é a mesma coisa.
- Quando sinais de números e sinais de operações aparecerem juntos,
então:
Regras: Exemplos:
(+) e (+) = (+) 5 + (+ 3) = 5 + 3 = 8
(+) e (- ) = (- ) 5 + (- 3 ) = 5 - 3 =
2
(- ) e (+) = (- ) 5 - (+ 3) = 5 - 3 =
2
(- ) e (- ) = (+) 5 - (- 3 ) = 5 + 3 =
8
Veja, a seguir, como devemos proceder numa situação em que há soma e
subtração de diversos números.Exemplo 3
João abriu uma conta bancária. Depois
de algum tempo, essa conta apresentou o seguinte movimento:
Qual será o saldo de João após essas operações?
Vamos representar os depósitos por números positivos e as retiradas por
números negativos. Devemos então fazer a seguinte conta:
53 - 25 + 65 - 30 – 18
O resultado dessa operação será a
quantia que João ainda tem no banco. A melhor forma de fazer esse cálculo é
somar os números positivos (os depósitos), somar os números negativos (as
retiradas) e depois subtrair o segundo resultado do primeiro. Assim:
053 - 25 + 65 - 30 - 18 =
(53 + 65) - (25 + 30 + 18) = 118 -
73 = 45
Portanto, João ainda tem R$ 45,00 em
sua conta bancária.
A multiplicação
A
multiplicação nada mais é que uma soma com parcelas iguais. Por exemplo:
7 + 7 + 7 + 7 + 7 = 5. 7 = 35
O número 7 apareceu 5 vezes. Então, 7
vezes 5 dá 35. Da mesma forma:
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 7 . 5 = 35
Agora, o número 5 apareceu 7 vezes. Então 5 vezes 7 dá 35. Você já sabe
que, em uma multiplicação cada número chama-se fator.
Vamos, agora, recordar algumas propriedades da multiplicação.
1) Na
multiplicação, a ordem dos fatores não altera o resultado. Por isso:
5 . 7 = 7 . 5
2) Quando
temos várias multiplicações seguidas, qualquer uma delas pode ser feita
primeiro. Por exemplo:
2 . 3 . 5 = (2 . 3) . 5 = 6 . 5 = 30
2 . 3 . 5 = 2 . (3 . 5) = 2 . 15= 30
2 . 3 . 5 = (2 . 5) . 3 = 10 . 3= 30
3) Quando um número multiplica uma soma,
ele multiplica cada parcela dessa soma. Por exemplo:
2.(3 + 4 + 5) = (2.12) = 24 Ou, ainda:
2.(3 + 4 + 5) = (2 . 3) + (2 . 4) + (2
. 5) = 6 + 8 + 10 = 24
Falta apenas recordar o que ocorre quando
temos multiplicações com números negativos. As regras são as
seguintes:
(+) . (- ) = (- )
(- ) . (+) = (- )
(- ) . (- ) = (+)
Vamos ver alguns exemplos para
entender bem essas regras.
- Para calcular 4 . (- 3) podemos fazer
uma soma com 4 parcelas iguais a - 3.
Daí:
4 . (- 3) = (- 3) + (- 3) + (- 3) +
(-3)
4 . (- 3) = - 3 - 3 - 3 - 3
4 . (- 3) = - 12
- Para entender que o produto
de dois números negativos é positivo vamos lembrar que o produto de qualquer
número por zero dá zero. Portanto:
(- 3) . 0 = 0
Vamos então escrever essa igualdade
assim: (- 3) . (- 2 + 2) = 0
É a mesma coisa. A igualdade continua certa. Mas, utilizando uma das propriedades da multiplicação, podemos escrever a mesma coisa de forma ainda diferente. Veja:
É a mesma coisa. A igualdade continua certa. Mas, utilizando uma das propriedades da multiplicação, podemos escrever a mesma coisa de forma ainda diferente. Veja:
Ora, sabemos que (- 3) . 2 dá - 6.
Logo, devemos ter (- 3) . (- 2) = 6 para que a soma seja zero.
- A divisão
Podemos pensar na divisão quando
queremos dividir um total de partes iguais ou quando queremos saber quantas
vezes um número cabe no outro.
Exemplo 4
Desejamos colocar 80 lápis em 5 caixas,
de maneira que todas as caixas tenham o mesmo número de lápis. Quantos lápis
devemos pôr em cada caixa?
A resposta é fácil. Basta dividir 80
por 5.
80/5 = 16
Logo, cada caixa deve conter 16 lápis.
No exemplo que acabamos de ver, a
divisão foi exata ou seja, conseguimos colocar a mesma quantidade de lápis em
cada caixa sem que sobrasse nenhum.
O que aconteceria, entretanto, se
tivéssemos 82 lápis para pôr nas 5 caixas? Á resposta é fácil. Cada caixa
continuaria com 16 lápis, mas sobrariam 2.
Veja a operação:
Na operação acima, 82 é o dividendo, 5 é o divisor,
16 é o quociente e 2 é o resto. Esses quatro
números se relacionam da seguinte forma:
Atenção! O resto é sempre positivo e menor que o divisor.
Ao fazer uma divisão, estaremos sempre
encontrando dois novos números: o quociente e o resto. Vamos ver mais um
exemplo do uso dessa operação em um problema.
Exemplo 5
Certo elevador pode transportar no
máximo 6 pessoas. Se existem 46 pessoas na fila, quantas viagens o elevador
deverá fazer para transportar todas essas pessoas?
Devemos dividir 46 por 6. Observe a
operação:
O quociente igual a 7 indica que o
elevador fará 7 viagens com lotação completa.
Mas o resto igual a 4 indica que
sobrarão ainda 4 pessoas para serem transportadas. Logo, o elevador deverá
fazer uma viagem a mais para transportar as 4 pessoas restantes. Portanto, o
elevador fará 8 viagens para transportar todas as pessoas.
Exercício 1
Efetue as operações indicadas:
a) 37 + 43 =
b) 55 - 18 =
c) 18 - 55 =
d) 12 + (- 7) =
e) 12 - (- 7) =
f) - 9 - 6 =
g) - 9 + (- 6) =
h) - 9 - (- 6 ) =
i) 13 .7 =
j) (- 8). 9 =
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